segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Catorze anos: duas realidades

Uma regrada de "facilidades": 8ª série em escola particular, dinheiro "fácil", família, bem ou mal, próxima e preocupada com as suas ações, com o "onde você estava até essa hora?" com o "o que esteve fazendo" e que dá horário para chegar em casa "senão..." Outra que vive com a mãe alcoolista, o padrasto de quem sofre abuso e os irmãos mais novos, está em defasagem escolar, 5ª série de escola pública, vítima de violências domésticas, foge de casa para nao enfrentar essas situações, mas sempre, sempre retorna, pelos irmãos, para tentar evitar que tais situações pelas quais passa ocorra com os mais novos. Uma utiliza-se de linguagens "da moda" que, fora do seu contexto classe média-alta, desconhece o real significado do que profere. Outra faz uso dessas mesmas palavras para sua proteção nos momentos em que é obrigada a estar, ficar e dormir na rua. Uma: "inocente". Outra: "escolada" pela vida. Ambas: 14 anos. O que podemos fazer para que se tenha um meio termo entre essas realidades tão divergentes?

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